terça-feira, julho 04, 2006

Pax Augusta/ Nina Simone - Feeling Good ->musica, video, letra e traducao

Dia 04 - Dia de Pax
Outro dia dedicado à deusa Pax da tradição romana.
Pax é "aquela que habita sem habitar" e devemos rezar pela paz e serenidade.
Deusa grega da Paz, filha de Zeus e Themis, era uma das muitas divindades ditas alegóricas, das três primeiras gerações de Horae, que segundo o mitógrafo Hesiodo, juntamente com Eunomia e Diké ou Dice, formavam as divindades que, na Grécia, personificavam o ano e as estações, protetora das plantas jovens, da infância e da juventude, a personificação da paz para os gregos e romanos. Ela era venerada em Atenas desde o tempo dos sofistas (374 a. C.), quando os atenienses firmaram paz com os espartanos, sendo que à esta exceção, seu culto não era difundido. O trio com a deusa da justiça, Diké, e a da disciplina, Eunomia, compunha um grupo de divindades de menor hierarquia que integravam o séqüito de Afrodite, a deusa do amor, uma das doze divindade gregas do Olimpo, deusa da beleza e do amor correspondente à romana. A deusa Pax para os romanos, era uma bela jovem, com sua cornucópia com frutos, mas era sempre representada com um cetro em suas mãos, que representava sua soberania. Também a representação artística da deusa com o garoto Pluto nos braços ficou especialmente famosa. Na literatura grega o texto que melhor expressou esta deusa foi A Paz, uma comédia de Aristofanes.



Nina Simone - Feeling Good
Musica Video e tradução

Player da musica



Player do Video


(tradução)
Pássaros voando alto sabem como me sinto
Sol no céu
você sabe como eu me sinto
Bambus secando sozinhos
sabem como sesinto
É um novo entardecer
é um novo dia e é uma nova vida
para mim
E eu estou me sentindo bem

Peixe no mar
sabe como me sinto
Rio correndo solto sabe como me sinto
Flores nas árvores sabem como me sinto
É um novo
entardecer é um novo dia e
é uma nova vida para mim
E eu estou me sentindo bem

Voos de dragões soltos no céu
Voce sabe o que quero dizer,
voce não sabe?
Borboletas todas se divertindo
Você sabe o que quero dizer
Durma em paz
Quando o dia está feito
E esse velho mundo é novo mundo
e um mundo careca para mim

As estrelas quando brilham
sabem como me sinto
O pinheiro
sabe como me sinto
Yeah liberdade é minha vida
É um novo entardecer é um novo dia
e é uma nova vida para mim
E eu estou me sentindo bem
Ooooh (me sentindo bem)

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito engraçado o clip da sapinha. A tradução é muito boa. Fala de coisas como a natureza e criaturas mágicas. Muito interessante. Bjs.