sábado, julho 22, 2006

Festival do Japão

O 9º Festival do Japão, evento que faz parte das comemorações dos 97 anos de imigração japonesa no Brasil.Considerado um dos maiores eventos de cultura japonesa do mundo, reunindo atrações como danças folclóricas, culinária típica das províncias japonesas, Cerimônia do Chá, linda mas um poiuco cansativa admito, e varias outras atracoes.

A festa é organizada desde 1998 pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), entidade que reúne as 47 associações de províncias japonesas sediadas no Brasil. O evento tem o objetivo de divulgar e preservar a cultura e as tradições japonesas, e também auxilia entidades e projetos assistenciais.

Bem eu amei ter ido hoje la.
Sai bem cedinho, isso facilita por que la pelas 13 horas o local ja esta entupido.
Ir de metro e pegar o onibos gratuito deles vale muito a pena pra quem tem facilidade a esse meio de transporte pois o onibos deles esta disponivel o tempo todo, e os estacionamentos sao caros.

As Ikebanas sao lindas, duas me chamaram a atencao. Uma era uma verdadeira instalacao, pois ia muito alem de um simples vasos com cipos que corriam pelo chao, e a outra que com sua simplicidade conseguiu um equilibro maravilhoso.

Amei as apresentacoes em, especial as apresentações de tambor japonês (taikô).Eu ja tinha visto algo de taiko da ultima vez, mas dessa vez fiquei para ver o espetaculo inteiro, o que foi otimo.As apresentacoes dos senseis (mestres) de artes marciais tambem foram tudo de bom, gostei de um grupo de aikido que faz um trabalho beneficiente com a populacao das criancas de periferia chamado Aikido Harmonia.
Eu peguei uns cantores, acho que nao gosto muito , eu ja tina escutado umas cantoras da sony music como a Sona que eh bem legal mas ao vivo e cores, musica tradicional eh bem .... engracado. eu assisti um show de um tal Edson Saito que pareceu exatamente o mesmo, ou a mesma musica de um tal de Joe Hirata

Pedi pra que escrevessem o meu nome e o nome da minha irma em Shodô. Shodô é a arte caligráfica japonesa, escrita com sumi (tinta preta) e um pincel, surgida há mais de 3 mil anos. "Sho" significa caligrafia e "do", caminho. O calígrafo consegue expressar nos traços um sentimento muito particular. Por isso, como uma obra de arte, cada Shodô é diferente e único, mesmo que seja escrito o mesmo kanji (ideograma). A tonalidade da tinta, a pressão do pincel sobre o papel, a velocidade da escrita e os espaços entre cada pincelada variam de calígrafo para calígrafo.
Comprei tambem um pendulo de origami, e bolinhos de moti pro meu melhor amigo.
Este ano nao vi os tiozinhos baterem a massa no pilao mas vi ja as tiazinhas cortandos a massa do moti, e embalando.

Gastronomia, bem tinha o mesmo de sempre, eu andei duas vezes la e nao achei o tal o sorvete de saquê de maracujá da barraca da província de Kumamoto.
Comi um temaki com molho light numa tal sea companhia que era ruim, pela apresentacao mas nao pelo sabor, nem pela testura. Um doce cujo nome esqueci em formato de peixe , que eu prefiro continuar nao sabendo o que era.O pior tempura de sorvte da minha vida toda.Um bom yakisoba, pegue a fila que tenha menos gaidi e mais povo da terrinha.
Tinha uma panqueca que me chamou muito atencao recheada de verduras legumes e carnes, que depois era prensada numa chapa, quis muito experimentar mas nao tinha sem carne parecia ser muito bom.Acho que era okonomiyaki (pizza japonesa)

Tudo custava Chinco Real nao importa o que fosse, nem a quantidade, risos.

Animê-Mangá
Todos os anos, é uma tradição do Festival do Japão escolher um tema principal. Em 2005, o tema escolhido é o "Animê-Mangá", arte que teve origem no Japão. Os animês (desenhos animados japoneses) e os mangás (desenhos em quadrinhos) são um misto de expressão artística e meio de entretenimento, divulgando as características da cultura japonesa no mundo inteiro, de forma ágil e lúdica.
Omais legal que por 7 reais vc consegue fazer sua propria figura em manga, que sao lindas.


fonte folha de sao paulo, www.festivaldojapao.com, vejinha e outros.

Amanha vc pode inda assistir na TNT a coisa mais brega do mundo
MISS UNIVERSO 2006, a noite as 22:00 e rir muito
Torca pela sua barbieranga favorita

2 comentários:

Anônimo disse...

Minha querida. No orkut procure por "Magladen, o Menestrel"

Anônimo disse...

Então me diga qual é teu orkut, Ju.