quarta-feira, novembro 15, 2006

Shichi-Go-San


Shichi-Go-San
Este festival Japones, cujo nome quer dizer 7-5-3 homenageia criancas nestas idades, filhos de 5 anos e filhas de 7 anos. Os pais trazem as criancas vestidas da melhor maneira , a um templo ou catedral especial e registram la o seu nascimento. As criancas recebem um saco com doces cor de rosa chamados "doce de mil anos," que traz boa sorte e vida longa. sao oferecidos as criancas carregar cachorros de brinquedo, preto e branco com grandes olhos e coleira vermelha, que sao considerados guardiaes que trazem a boa sorte.

Historia
Este festival teve seu inicio no Período Heian (794 - 1192), pois foi em 794 que a capital se transferiu para Kyoto e a Casa Imperial continuou poderosa. No fim do século IX grandes transformações começaram a surgir no cenário nacional do Japao. Era quando os nobres da corte comemorariam a passagem de suas crianças a " infância média". As idades 3, 5 e 7, sao consideradas na numerologia japonesa, como numeros de sorte. A pratica eh realizada sempre no dia 15 do mes do Preiodo de Kamakura.
Atravez dos tempos, esta tradicao passou para a classe dos samurais, que adicionou um numero de rituais. Criancas ateh os 3 anos tinham que ter suas cabecas raspadas. Meninos na idade de 5 anos vestiam o hakama a primeira vez, e as meninas vestiam o kimono, como o tradicional obi. No periodo Meiji, a pratica continua sendo adotada. A radicao ja mudou bastante de la pra ca. este festival tambem ficou conhecido como Chitoseame ( doce de mil anos) . E o que mais se faz hoje eh tirar fotografia das criancas.

Fontes :
www.ginkoya.com, Wikipedia,
Kiyooka, Chiyono Sugimoto, Chiyo's Return, Doubleday 1936, .Larson, Joan Pross, Visit with Us in Japan, Prentice Hall 1964, p. 65.
www.desa.com.br

4 comentários:

Passageira disse...

Olá Ju!
Segui seu link achando que era uma amiga sumida. Mas gostei do engano.
Seu espaço é muito bom. Encontrei aqui informações que nem sabia que me interessavam! rs...
Beijos!

Claudinha ੴ disse...

Ritos de passagem, eu gosto disto. Não sabia é que os japoneses cultivavam este. Legal! Beijo!

Chellot disse...

Queria que nosso povo cultivasse suas culturas de forma tão mágica como os japoneses ou outros povos.

Beijos de chuva.

Anônimo disse...

systematic vineyards vejledning deal cheaper lesson pond partial blockage talao possibility
lolikneri havaqatsu