sexta-feira, novembro 17, 2006

Diwali

Diwali ( no fim assista o video)
Comemora basicamente o ano novo hindu com uma celebracao de luzes. Tambem conhecido como a Fileira de Luzes; Deepavali, Festival das luzes.
Para os hindus nao eh apenas um festival de luzes mas uma ocasiao para omenagear seus antigos Deuses Ganesha o deus elefante, a Deusa Lakshmi e o Senhor Mahabali. No jainismo, e uma ocasiao para lembrar o Senhor Mahavira.

Diwali tambem conhecido como Deepavali eh o maior festival Hindu e tem muita importancia no Hinduismo, Sikhismo e Jainismo. O "Festival das luzes," simboliza a vitoria do bem sobre o mal, e as luzes sao acesas como um sinal desta celebracao e um gesto de esperanca. A Celebracao eh focada nas luzes e lamparinas. Fogos sao associados com este festival em muitas regioes da India.

Diwali eh celebrado por 5 dias consecutivos e acaba no mes Hindu Ashwayuja. que ocorre em Outubro/Novembro, e eh um dos mais populares e ansiosamente aguardados festivais na India. Diwali chega exatamente 20 dias depois de Dussehra. Hindus, e Sikhs consideram esta celebracao semelhante a celebracao da vida e usam esta ocasiao para fortalecer a familia e relacionamentos sociais.
Diwali celebra tambem a volta do Senhor Rama, Rei de Ayodhya, com sua esposa Sita e seu irmao Lakshmana para Ayodhya de uma guerra na qual ele mata o rei Ravana. acredita-se que as pessoas comecaram a acender a lamparinas de oleo fazendo um caminho de luz para iluminar sua pasagem na escuridao. Por esta razao eh que este festival eh celebrado um dia antes na India do Sul desde que o Senhor Rama viajou do sul para o seu reino ao norte. No norte da India, o festival eh celebrado no fim do dia do calendarioVikram. o dia seguinte marca o comeco do ano novo Norte Indiano, e eh chamado Annakut.
Tambem e um festival significante na crenca Sikh.

A Deusa da riquesa, Lakshmi, eh uma deidade muito referenciada hoje. Diwali significa tambem o advento do prazer e da alegria e eh celebracao dela dura dois dias.
As fábricas e lojas permanecem abertas no dia de Diwali e Lakshmi Puja que é executado nas noites. Acredita-se que a Deusa Lakshmi agracia as lojas e as casas neste dia e enche de bencaos e boa fortuna boa em cima de seus trabalhadores. Ha uma mudança no estilo de vida dos povos, atraves dos anos, estao crescendo novas aquisições e começaram a usar velas e a iluminacao elétrica em vez das lâmpadas tradicionais.

Particularmente as criancas aguardam este festival para brincar com os fogos, e vestiir roupas novas e provar comidas deliciosas. A alegria da queima de fogos por jovens e velhos eh al;go imaginavel .
Quando ha a vitoria do bem sobre o mal, ela traz consigo uma felicidade brilhante e e toca a tudo se espalhando por todos os lados. Diwali trazer prazer e alegria e as pessoas trocam presentes e decoram suas casas.

Espiritualmente falando, na filosofia Hindu, eh a afirmacaode que ha algo mais do que o corpo fisico e da mente a qual eh pura, infinita, e eterna, chamada Atman. Assim como nos celebramos o nascimento de nosso corpo fisico, Deepavali eh a celebracao da luz interna, em partucular o conhecimento no qual ela pode brilhar e iliuminar qualquer escuridao(removendo todos os obstaculos e dissipando toda a ignorancia), acordando o indiviuo para uma natureza verdadeira, nao como o corpo, mas como a imutavel, infinita, imanente e transcendente realidade. Com a realizacao de Atman, vem uma compaixao universal , amor , e a consicencia da uniciencia de todas as coisas (o conhecimento maior). Isso traz Ananda (Alegria ou paz interior).

9 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Há cerca de 2 anos fiz um post sobre o Diwali. Eu não sabia nada, mas uma amiga indiana me falou do assunto.
Gostei de ler e relembrar, por isso, muitos detalhes dos quais já me tinha esquecido.
Bom fim-de-semana.
Beijos.

Claudinha ੴ disse...

Oi Ju!
Eu tenho loucuras pelas luzes. Não vejo a hora de chegar o Natal e fazer o meu próprio festival de luzes. Não falo das luzes de pisca-piscas. Falo das mini velas coloridas que espalho em minha sala e faço meu próprio ritual de final de ano, como se fosse o final de minha colheita. Achei legal conhecer mais sobre o Dwali. Beijo!

Anônimo disse...

Adorei o teu blog Ju!!! Quanta coisa bacana acontece/aconteceu nesse mundo, quantas comemorações hábitos... adoro isso! vou voltar mais vezes... beijos pra ti

Passageira disse...

Ler vc me faz voltar no tempo. Na minha adolescência tive um contato muito próximo com a filosofia oriental e fiz parte de um grupo que estudava o hinduísmo, especialmente a mitologia hindu.
Mas isso faz anos demais... e agora voltou a vontade de buscar mai sconhecimentos! rs...
Beijocas

benechaves disse...

Olá!

Nunca tive um contato mais próximo com a filosofia oriental. Mas, respeito quem já teve e/ou tem.

Um beijo oriental...

Chellot disse...

Ju, esta é uma cultura muito bonita e muito versátil. O chamado "Festival das Luzes" deve ser fascinante.
Que o bem sempre prevalesça.

Um beijo em seu coração.

Nilson Barcelli disse...

Ju, um bom dia para você.
Beijos.

A. Pinto Correia disse...

Gostava que os valores ocidentais se pautassem mais pelo oriente
Bjs

DéiaC disse...

Oi Juliana, pela primeira vez estou entrando em seu blog e adorei saber sobre o Diwali, sabe porque? Porque eu estou namorando um indiano a pouco tempo e eu fiquei sabendo desse feriado que iria ter na cidade dele e então resolvi pesquisar sobre esse tema. Achei lindo sua pesquisa sobre Diwali, me ajudou bastante no cartão que estarei enviando a ele.
Beijos, seu blog é 10!!