quarta-feira, maio 31, 2006

Festival de Prosérpina
Proserpina (correspondente na mitologia grega corresponde a Peserfone) também conhecida por Cora (correspondente na mitologia grega a Kore), era filha de Jupiter com Ceres, uma das mais belas deusas do Olimpo. Enquanto colhia flores, foi raptada por Plutao, o deus do mundo dos mortos, que a levou para os infernos e a fez sua esposa.A esta deusa os antigos romanos dedicavam um festival, realizado no dia 31 de maio.

Muitas tradições wiccanas realizam um rito especial para a descida da deusa Perséfone ao Submundo, como parte da celebração do Equinócio do Outono. De acordo com o mito antigo, no dia do Equinócio de Outono, Hades (o deus grego do Submundo) encontrou-se com Perséfone, que colhia flores. Ficou tão encantado com sua beleza jovem que, instantaneamente, se apaixonou por ela, Agarrou-a, raptou-a e levou-a em sua carruagem para a escuridão do seu reino a fim de governar eternamente ao seu lado como sua imortal Rainha do Submundo. A deusa Deméter procurou, por todos os lugares, sua filha levada à força, e, não a encontrando, seu sofrimento foi tão intenso que as flores e as árvores murcharam e morreram. Os grandes deuses do Olímpo negociaram o retorno de Perséfone; porém, enquanto ela estava com Hades, foi enganada e comeu uma pequena semente de romã, tendo, então, que passar metade de cada ano com Hades no Submundo, por toda a eternidade.


Ritual de Magia

Este festival romano homenageia a Rainha do Submundo. Esta deusa ajuda a despertar um tesouro oculto nas profundezas do espírito. Acenda uma vela e cerque-a com pedras negras, fazendo um círculo. Peça a Prosérpina para trazer à tona essa parte luminosa e adormecida de sua alma. Enquanto faz o pedido, vá retirando as pedras uma a uma.

Nenhum comentário: