terça-feira, outubro 31, 2006

Beltane beltane beltane eeeeeehhhh

Eu amo beltane
soh eh melhor quando se ta namorando alguem.

no fim segue uns videozinhos ;-) que amei


Mas vou colocar aqui sobre Halloween apenas uma montagem que fiz da minhas filhas agatha e lua.Depois nao adianta nem reclamar que pra mim hoje eh Beltane .



Beltane

Também conhecido como Dia 1o de Maio, Dia da Cruz, Rudemas e Walpurgisnacht, o Sabbat Beltane é derivado do antigo Festival Druida do Fogo, que celebrava a união da Deusa ao seu consorte, o Deus, sendo também um festival de fertilidade. Na Religião Antiga, a palavra "fertilidade" significa o desejo de produzir mais nas fazendas e nos campos e não a atividade erótica por si só.

poucos festivais pagãos que sobreviveu da época pré-cristã até hoje e, em sua maior parte, na forma original. é baseado na Floralia, um antigo festival romano dedicado a Flora, a deusa sagrada das flores. Em tempos mais antigos, esse festival era do sol (ou Deus Sol), e é um dosBeltane celebra também o retorno dedicado a Plutão, o senhor romano do Submundo, correspondente do deus Hades da mitologia grega. O primeiro dia de maio era também aquele em que os antigos romanos queimavam olíbano e selo-de-salomão e penduravam guirlandas de flores diante de seus altares em honra aos espíritos guardiães que olhavam e protegiam suas famílias e suas casas.

No dia de Beltane o sol está astrologicamente no signo de Tauros, o Touro, que marca a "morte" do Inverno, o "nascimento" da Primavera e o começo da estação do plantio. Beltane inicia-se, acendendo-se, segundo a tradição, as fogueiras de Beltane ao nascer da lua na véspera de 1o de Maio para iluminar o caminho para o Verão. Realiza-se o ritual do Sabbat em honra à Deusa e ao Deus, seguido da celebração da Natureza, que consiste de banquetes, antigos jogos pagãos, leitura de poesias e canto de canções sagradas. São realizadas várias oferendas aos espíritos elementais, e os membros do Coven dançam de maneira muito alegre, no sentido destrógiro, em torno do Mastro (símbolo fálico da fertilidade). Eles também entrelaçam várias fitas coloridas e brilhantes para simbolizar a união do masculino com o feminino e para celebrar o grande poder fertilizador do Deus. A alegria e o divertimento costumam estender-se até as primeiras horas da manhã, e, ao amanhecer do dia 1o, o orvalho da manhã é coletado das flores e da grama para ser usado em poções místicas de boa sorte.

Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat Beltane são frutas vermelhas (como cerejas e morangos), saladas de ervas, ponche de vinho rosado ou tinto e bolos redondos de aveia ou cevada, conhecidos como bolos de Beltane. Na época dos antigos druidas, os bolos de Beltane eram divididos em porções iguais, retirados em lotes e consumidos como parte do rito do Sabbat. Antes da cerimômia, uma porção do bolo era escurecida com carvão, e o infeliz que a retirava era chamado de "bruxo de Beltane", e tornava-se a vítima sacrificial a ser atirada na fogueira ardente.

Nas Terras Altas da Escócia, os bolos de Beltane são usados para adivinhação, sendo atirados pedaços deles na fogueira como oferenda aos espíritos e deidades protetores.

Videozinho engracado de uma celebracao de beltane, sobre o green Man e o fogos de beltane


beltane fire festival in edinburgh 2006

nude dancing and fire




Fonte Gwerina Dunwitch, you tube, google e calafia local concil

segunda-feira, outubro 30, 2006

Angelitos e Dhanteras e o dia de los muertos

Dia dos Angelitos no México, lembrança das almas das crianças mortas.

Dhanteras
O festival de cinco dias, Diwali começa no 13o dia da metade escura do mês lunar Hindu de Ashwin, que é chamado Dhanteras ou Dhantrayodashi, uma palavra da idade média. Nas cidades, os criados e os homens de negócios limpam e decoram suas coisas e projetos para dar boas vindas a Lakshmi, a deusa da riqueza e da prosperidade. Pegadas pequenas são desenhadas por toda as casas com farinha do arroz e pó de vermilion para dar-lhe boas-vindas dentro. As mulheres tentam comprar um utnsilio novo de ouro ou prata durante o festival para representar a riqueza que desejam trazer em suas vidas. Os fazendeiros decoram e honram o gado, sua fonte principal da riqueza. No sul, as vacas são adoradas como uma erncarnacao da Deusa.

Cada pessoa de noite executa o Lakshmi-Puja, ascendendo o diya (lâmpadas pequenas de argila) em sua honra, que são deixadas queimando durante a noite. As pessoas tambem cantam canções devocionais em sua homenagem e oferecem seu Naivedya, que sao doces. No Maharashtra, o Naivedya consiste em sementes e numa fruta chamada jaggery seca levemente martelada no pilao. As imagens de Lakshmi são banhadas, frequentemente no leite. As mulheres se banham e se perfumam em sua honra.

Uma outra história é dita, e explica o imaginario deste festival. De acordo com seu horoscope, o filho de dezesseis anos do rei Hima foi dado como morto pela mordida de uma serpente no quarto dia de seu casamento. Sua jovem noiva encheu seu quarto com o ouro e iluminou lâmpadas e manteve-o acordado contando histórias e cantando canções. Quando o deus da morte, Yam, chegou na forma de uma serpente, ficou tao admirado por todos os objetos brilhantes e distraido por suas histórias, que deslizou afastando-se de manhã sem atacar o príncipe. Este dia ficou conhecido também como Yamadeepdaan.

Este é um dia especial para curas Ayurvedicas, porque se diz que a divindade principal Ayur-Vignan (conhecimento da vida), chamado Dhnvantary, manifesta-se neste dia.

fonte : Bisen, Malini, Diwali, www.bawarchi.com/festivals/diwali.htm

Festival das Almas Sagradas, Almas Santas ou de todos os Santos
O começo da festa de 13 dias dos mortos para o Tzeltals de México. As sepulturas são decoradas com agulhas do pinho e tusus (flores selvagens amarelas).
Sua cara é inesquecivel e tem muitos nomes: La Catrina, la Flaca, la Huesuda, la Pelona.
Na sociedade mexicana,não tem algum modelo ou forma, mas La Muerte--Morte.
O povo mexicano não tem nenhum problema sobre o assunto próximo e pessoal sobre a morte, em vista de que “… persegue-a, corteja-a, a abraça, e dorme com ela; é seu feriado favorito e seu amor mais durável.”
Dia 1 de novembro eh Dia de Todos os Santos, e dia 2 de novembro, o dia de todas as almas que é marcado por todo México por um monte de costumes intrigantes que variam extensamente de acordo com as raizes étnicas de cada região. A terra eh comum a tudo, entretanto, é adornada com enfeites coloridos e reune os vivos nos locais onde houveram o enterro da família, a preparação de alimentos especiais, as oferendas colocadas para fora para partilhar em altares comemorativos com os mortos e os ritos religiosos que são prováveis em ateh incluir fogos de artificio ruidosos.
Na maior parte das localidades dia primeiro de novembro é reservado para lembrar de crianças falecidas, chamados frequentemente como aos angelitos (anjos pequenos). Aqueles que morreram enquanto os adultos são homenageados em 2 de novembro.

Desde o meio de Outubro ate a primeira semana de novembro, os mercados e todas as lojas do México estão repletas com os a especiais para o Dia de los Muertos (dia dos mortos). Estes incluem toda a especie de esqueletos e de outros brinquedos macabros; os entalhes intricados no papel de algodao para o papel picado; grinaldas elaboradas e cruzes decoradas com as flores de papel ou de seda; velas e luzes votivas; e flores frescas sasionais. Entre os bons comestiveis oferecidos estão os cranios, caixões e o gosto feito do açúcar, as sementes do chocolate ou do "amaranth" e bens cozidos especiais, os rolos notavelmente adocicados do doce chamado "bandeja de muerto" que vêm nos vários tamanhos cobertos invariàvelmente com os bocados da massa de pão dando forma de ossos e, em algumas regiões, os pães escuros moldados nas figuras de humanoides sao enfeitadas e chamadas animas (almas). Todos estes bens são destinados a oferenda dos mortos do comprador (que oferece aos mortos).

Os membros da família de uma casa podem usar as compras para elaborar um altar na honra de parentes falecidos, decorá-la com papel picado, velas, flores, fotografias dos rostos dos falecidos, doces inscritos com o nome dos defuntos, e/ou de uma seleção de seus alimentos e bebidas favoritos. O últimos incluem frequentemente frascos da cerveja ou o tequila, copos do atole (gruel do milho) ou o café, e água fresca, assim como pratos de arroz, feijões, galinha ou carne no molho de toupeira, abóbora doce ou batatas doces e os pães acima mencionados.

Os espíritos dos mortos sao esperados para passar um dia de visita no feriado na casa e devem ser providos com um repasse adequado e sustentados para a viagem. Freqüentemente uma bacia da lavagem e uma toalha limpa de mão são fornecidas de modo que as almas que estao visitando possam se refrescar, antes da festa. As oferendas também podem incluir um maco de cigarros para a apreciação após o jantar para aqueles que eram fumantes anteriormente, ou uma seleção dos brinquedos e de doces extra para crianças falecidas.

Enquanto isso, no lugar onde a família foi enterrada no cemeterio local, os parentes enfeitam as covas acima da terra. Em vilas rurais isto pode envolver reduzir as ervas daninhas que surgem acima do solo durante a estação chuvosa, assim como dar aos túmulos um revestimento de pintura fresco após ter feito algum reparo estrutural necessario. As sepulturas são decoradas então de acordo com o costume local. O túmulo pode simplesmente adornado por uma cruz feita em sua forma com pétalas de margarida ou elaborada com coroas coloridas (grinaldas) e arranjos floral frescos ou artificiais. Em muitas das áreas as sepulturas das crianças sao festejadas com as flâmulas de papel brilhante coloridas ou outros adornos festivos.

No dia 2 de novembro os membros da família se reunem no cemeterio nas covas para uacontecimento que eh mais festivo do que sombrio. Alguns trazem cestas de piquenique, frascos do tequila para brindar os falecidos ou mesmo uma faixa do mariachi. Os comerciantes locais ficam em cima com carrinhos profisionais do lado de fora das portas do cemeterio para vender o alimento e as bebidas. Ha relatos dos crescentes numeros de shows pirotecnicos que anunciam o começo de uma memorial a ceu aberto, o interlúdio eh a mais solene da ocasiao.

Em quanto a morte eh um tópico evitado pela maior parte nos EUA, a lembranca dos antepassados falecidos é tradicional reverenciada entre culturas diversas em torno do globo, marcada frequentemente pela iluminacao de velas ou lâmpadas e colocando-se oferendas de alimento e de bebida. Tais celebracaos podem ser seguidos desde os tempos glorios do antigo Egipto quando as almas que partam eram honradas durante o festival de Osiris. No México o dia dos mortos é um feriado que tende a ser um assunto do fascínio para visitantes do exterior. Com sua mistura rara do pre-Hispânico e rituais catolico-romanos, é também uma ilustração perfeita da síntese do pre-Hispânico e de culturas espanholas que veio definir o país e seus povos.

Fontes : http://www.mexconnect.com/mex_/feature/daydeadindex.html
http://www.mexconnect.com/mex_/muertos.html e
http://www.mexconnect.com/mex_/recipes/puebla/kgpandemuertos.html

Assista esse video
Do diretor Texano Kirk Kelley que fez este curta animado para o dia dos mortos ou Dia De Los Muertos


2 videos de Tim Burton- sobre o Nigthmare before Christmmas

e


PAN DE MUERTOS
DAY OF THE DEAD BREAD
ALL SOULS BREAD

Ingredientes:

  • Um copo medio der farinha
  • 1 e 1/2
  • Meio copo de acúcar
  • Uma colherzinha de sal
  • Uma colherada de sementes de anís
  • Dois pacotihnos de levedura -(acho que eh fermento)
  • Meio copo de leite
  • Meio copo de agua
  • Meio copo de margarina
  • 4 ovos
  • Entre 3 e 4 copos medios de farinha
Preparation:

Numa panela pequena, bata oleite a agua e a margarina. adicione a mistura liquida a mistura seca.Bata bem
Misture os ovos e 1 1/2 copo de farinha e bata bem.
coloque o resto da farinha de pouco em pouco.
Deixe a mistura descancar por 9 a 10 minutos.
Ponha num lugar grande e tampe com plastico tem que chegar ao dobro do tamnho tampada o que demora de uma a meia hora.

Corte e molde e deixe assar por 40 minuto em 175 C.Depois de assar decore o com coisas de confeito

domingo, outubro 29, 2006


Dia de Allan
Coma uma maca muito grande neste dia (allan significa maca) logo que acordar, sem dizer uma palavra, e voce ira sonhar com sua alma companheira.

Festa dos Mortos dos iroqueses, em honra aos mortos.
A gens tem um lugar comum para enterrar seus mortos. O dos iroqueses do Estado de Nova York já desapareceu em meio ao cerco dos brancos, mas existiu outrora. E ainda existe entre outros índios, por exemplo, os tuscaroras, parentes próximos dos iroqueses. Mesmo quando cristãos, os tuscaroras têm no cemitério uma determinada fila de sepulturas para cada gens, de jeito que, ali, a mãe fica enterrada com os filhos numa fila e o pai em outra. E, também entre os iroqueses, toda a gens do morto vem ao enterro e se ocupa do túmulo, dos discursos fúnebres, etc.

sexta-feira, outubro 27, 2006

Lua Azul esclarecendo

LUA AZUL - Bem muita gente vai comemorar agora essa Lua azul na Lua cheia por causa de um monte de calendarios do hemisferio norte
Mas o que vem a ser a tal Lua Azul, bem ela é a segunda Lua Cheia de um mês do calendário civil. Este tipo de Lua Azul pode acontecer em qualquer mês, menos em fevereiro, que sempre é menor que o tempo entre sucessivas Luas cheias. Dessa forma as " regras " do Maine Almanac para nomear as Luas Azuis estão de acordo com as estações sazonais perto do Equinócio da Primavera; e ainda os inícios das estações de verão, outono e inverno que são determinados pela dinâmica solar média. Resultando que, quando uma estação contém quatro Luas cheias, a terceira é chamada de Lua Azul.

Ayamarca.
Eh o nome do Décimo-segundo mês do calendário Inca, equivalente a novembro, eh o mês do culto aos mortos

quinta-feira, outubro 26, 2006

Festival de Hathor


Deusa de muitas funções e atributos, representada freqüentemente como uma vaca ou mulher-cabeca-de-vaca, ou como uma mulher com chifres; o bezerro do reino, o bezerro dourado; centros de culto em Menfis, Cusae, Gebelein, Dendera; a deidade patrona da região mineradora do Sinai; identificada pelos gregos com Afrodite. Foi enviada por Re para limpar a terra de pessoas descrentes. Após escravizar todos que se opunham a Re, pediu para descansar e tornou-se o equivalente grego de Afrodite, a deusa do amor, da fertilidade, das mulheres - e também protetoras dessas ultimas. Ha' muitos mitos em volta da figura da deusa Hathor.
Arquetipo
A deusa Hathor influencia seus filhos a serem ambiciosos, espertos e audaciosos. Muito inteligentes, são dinâmicos no trabalho, francos e diretos na comunicação com as pessoas. Adoram conforto e viajam sempre quando podem. Gostam de ter animais de estimação em casa.
No amor são atirados e conquistadores, às vezes prometem muito e não cumprem as promessas. Geralmente, se apaixonam por pessoas, com estilo de ser diferente ou que têm presença marcante. Adoram serem tocados em todas as partes do corpo. Os homens sofrem altos e baixos na vida. Têm uma boa intuição nos negócios, escapando de problemas financeiros.
 

quarta-feira, outubro 25, 2006

Dia de Sao Crispin e Sao Crispiano, dois irmãos nobres romanos que foram martirizados em Soissons, França. Os irmãos eram sapateiros e acompanhavam São Quintino em sua viagem a França, tirando o seu sustento fazendo sapatos.
Eles são os padroeiros dos fabricantes de sapatos e dos sapateiros e foram muito populares na Idade Média. Na tradição inglesa é dito que eles viveram por algum tempo em Faversham, Kent, Inglaterra.
Seu festival era celebrado na Inglaterra pelos sapateiros, o que criou a "rima de Ross":

O Vigésimo quinto de outubro
Jurado a ser o sapateiro
Que vai para a cama sobrio.

Fonte : Simpson, Jacqueline, The Folklore of the Welsh Border, Totoway, New Jersey: Rowman and Littlefield, 1986, p. 165, http://www.crispinmusic.org/saints.htm e www.magnificat.ca/cal/engl/10-25.htm


blue black marble line

Dia de Santo Isidoro/Ochossi/ Oxossi
O Patrono dos trabalhadores de fazenda, seu emblema é um sickle. Ochossi: Quando aqueles que praticavam as religiões africanas foram expostos ou melhor impostos ao Cristianismo, adotaram frequentemente as imagens e os feriados dos santos Catolicos que se assemelharam a seus deuses ( para que assim ocultamente pudessem continuar a cultua-los, sem sofrer represalias). Assim Isidoro seria respectivo a Oxossi, a deidade da vegetação na tradição de Vodou.
Fonte : Teish, Luisah, Jambalaya, Harper San Francisco 1984
Imagem de Oxossi a esquerda e de santo Isidoro a direita
blue black marble line

Na China, Festival de Han Lu, deusa da Lua e das Colheitas.
Hoje eh costume se deixar presentes para o Sidhe (país das fadas) no capacho da porta de entrada.Nao achei nada sobre essa deusa na internet nem em lugar nenhum, sinal de que essa Deusa talvez nao tenha ainda sido ocidentalizada ou que ela tenha outro nome aqui, o qual nao consegui fazer ligacao.

terça-feira, outubro 24, 2006

Bhai Pooj


No quinto e último dia de Diwali, os irmãos e as irmãs reconhecem seu relacionamento especial durante o festival de Bhai Pooj ( bhai significa “irmão” e pooj significa o segundo dia após a lua nova). As irmãs convidam seus irmãos a uma festa. Cada irmão recebe uma marca do tilak ou vermilion em sua testa e as bencaos de sua irmã, que ilumina uma lâmpada especial em sua honra.
Por sua vez, os irmãos dão a suas irmãs presentes. Quando os irmãos e as irmãs vivem afastados, ela pode mandar um tilak pelo correio ou um tilak virtual pela Internet. Em Bengal, a marca é chamada phota e eh feita com pasta de sandalo. Os escudos da Concha são fundidas para comemorar o festival.
Uma legenda diz que Yamaraj, o senhor da morte e senhor do inferno visitava sua irmã neste dia.
Ela pôs uma marca sobre sua testa e rezava para seu bem estar. Sempre desde então, qualquer um que recebe um tilak de sua irmã neste dia nunca irá ao inferno. Uma outra legenda diz que o senhor Krishna foi comfortado após escravizar um demonio por sua irmã Subhadra que lhe deu boas-vindas com uma lâmpada, flores e os doces antes de pôr uma marca protetora sobre sua testa.
Fonte Subhamoy, “Bhai Dooj,” www.hinduism.about.com

segunda-feira, outubro 23, 2006

Estilhacada

Se eu me tirar os sonhos,
por que eu deveria acordar amanha?
O sobreviver eterno.....
e apenas.

Segue video descritivo
da confissao acima onde...
When nothing touch you at all
and you are dissolving and turn water and so, turn nothing

domingo, outubro 22, 2006

Entregando as roupas de inverno na China
O terceiro festival dos mortos comemorado durante o ano. No primeiro dia do décimo mês lunar chinês, os chineses visitam frequentemente as sepulturas onde queimam oferendas de roupas de inverno e das notas extraídas no banco do inferno, envolvidas em pacotes e dirigidas ao receptor pretendido. Faziam uma conta , e esta conta é queimada com os outros artigos, de modo que os mortos possam ser assegurados que receberam tudo. Um pacote extra é queimado às vezes aos espíritos com fome para que nao roubem as oferendas. Os presentes são exibidos geralmente na primeira casa (onde os antepassados podem partilhar dele espiritualmente).
Fonte : Blackburn, Bonnie & Leofranc Holford-Strevens, companheiro ao ano, imprensa 1999 de Oxford da universidade de Oxford

Dia dos Salgueiros e o Festival mesopotâmico de Belili ou Astarte
Na Mesopotamia, este é o dia dos salgueiros. Este era um festival para Belili, Astarte ou Aeea (origem de Succoth Hebrew). Belili era provavelmente um deidade dp submundo. É a irmã de Dumuzi. Astarte era a Deusa Fenicia da fertilidade e da reprodução e a principal deidade da cidade portuária de Sidon. Como Astarte ela foi adorada ate o distante oeste como Carthage, Sicília, Sardinia e Chipre. Era também a irmã e co-consorte de Baal, compartilhando deste papel com sua irmã Anath. Astarte é conhecida tambem como Istar em Akkadian e Athtar em Sabaean. Aeea parece ser o nome pelo lugar de consorte de Succoth, é o nome de um lugar em Egito e de três na Palestina. Lá este festivam eh pouco conhecido atualmente.

sábado, outubro 21, 2006

Dia de Orsel ou Ursala, deusa lunar eslava.

A catedral de Colonia foi construida durante o fim do sec4 e o9 comeco do sec 5no lugar da tumba de um grupo de martirs virgens. O desenvolvimento desta historiacriaou a lenda de Ursula, uma princesa Britanica, ish princess, que a fim evitar uma união não desejada com um príncipe pagan, foi em uma peregrinacao a Roma com alguns companheiro.Foram assassinados pelos Huns no seu caminho para casa. O numero de seguidores dela mudou para dez a onze mil. Ursula é a patrona das escolas das meninas.
Helen Farias diz que Ursula era originalmente a Deusa Urso Alema, Orsel, e seus companheiros sao as estrelas no céu que cercam a constelação do urso. A Ursa maior, a grande Ela-Ursa conehcido por nos tambem como Plough ou a Profunda . A posicao mensal da cauda da Deusa ursa ao anoitecer anunciava a chegada das estações. A Grande Ursa era conhecida pelos gregos como Artemis e no Extremo Oriente como Ma Tsu Po, rainha do Paraiso.NaNoruega, neste dia, nenhum trabalho devia ser feito que envolvesse usar a roda, tal como girar, moendo, etc., sugerindo uma conexão fascinante com A Deusa do Destino
A ursa: A ursa e um simbolko poderoso. Aqrqueologistas tem dito que ela eh a deidade mais antiga, baseada nos ninchos encontrados nas cavernas em volta da Europa nas quais mantinham os ossos e os esqueletos dos ursos, arranjados com cuidado evidente. A palavra “urso” em inglês é relacionada à maternidade, como em (to bear) “para carregar” crianças. As mães urso são conhecidas por sua devoção. O livro de Buffie Johnson contem uma reprodução de uma escultura do 5o século AC na Iogoslávia que mostra uma ursa que embala seu bebe como uma Madonna.
Atraves da terras do norte, os ursos são tratados com grande revrencia. Alguns ursos escandinavos sao reivindicados por famílias como antepassados. A palavra mangi significa urso em alguns dialetos Siberios mas “espírito dos antepassados” em outros. Os shamans transformam-se em ursos quando rufam seus tambores. A palavra para uma mulher-shaman Siberiana é a mesma que a palavra para o urso.

Fonte : Ashe, Geoffrey, Dawn Behind the Dawn, Holt 1992
Johnson, Buffie,
Lady of the Beasts, Harper San Francisco 1988

Dia do Chuveiro de meteoros de Orionids
Nomeado depois da constelação de Orion porque o ponto luminoso ( ponto nos quais os meteoros aparecem eminentes) fica situado apenas acima do ombro esquerdo de Orion, geralmente aparecendo em 21 de outubro. Phillips Tony sugere levantar-se antes do alvorecer e olhar qualquer parte escura do céu aproximadamente 90 graus longe de Orion.
Gary Kronk, que segue também meteoros na correia fotorreceptora, diz que o Orionids foi identificado primeiramente em 1839.
Kronk, Gary, "The Orionids," http://comets.amsmeteors.org/meteors/showers/orionids.html
Phillips, Tony, "Halley's Comet Returns in Bits and Pieces," Science@NASA website:
http://science.nasa.gov/headlines/y2001/ast17oct_1.htm

Farias, Helen, "The TBP Lunar-Solar Festival Calendar," The Beltane Papers, Issue 3, Beltane 1993.

quarta-feira, outubro 18, 2006

Festejos ao Deus Ebisu no Japão

Deus dos Pescadores, Agricultores de Arroz, Boa Sorte e do Comércio

O sorridente e barbado Ebisu é um pescador, usando um gorro pontudo, com uma vara de pescar em uma mão, e um grande pargo (tai) vermelho enfiado debaixo do braço; às vezes, ele também carrega um leque dobrável. Em um país em que a pesca é muito apreciada, não é surpresa que Ebisu seja o mais popular dos sete deuses. É associado aos peixes, especialmente à água-viva.

Ele confere sucesso às pessoas e, é especialmente popular entre os pescadores e agricultores de arroz. Também é o deus das manhãs ensolaradas e protetor da saúde das crianças. Ele simboliza não apenas viagens seguras e pesca abundante, mas prosperidade nos negócios para comerciantes.

Também chamado de Yebisu e Kotoshiro-nushi-no-kami. Ebisu era originalmente conhecido como Hiruko. Ele nasceu sem nenhum osso e foi colocado à deriva no oceano, por seus pais. Ele sobreviveu e ficou sob os cuidados de um homem chamado Ebisu Saburo. Depois de passar por tantos sofrimentos, se tornou um deus.

Em obras de arte, Ebisu e Daikoku geralmente aparecem juntos, pois dizem que Ebisu é o filho de Daikoku. Ter a figura de Ebisu dentro de uma casa particular ou em um estabelecimento comercial garante sucesso nos negócios.

Para saber mais sobre este deus entre no site em ingles sobre
o Santuario Budista Japones

terça-feira, outubro 17, 2006

Voltando finalmente

Bem queridos amigos este eh o meu primeiro post.
Nele soh vim comunicar a minha volta e dizer que sim vou separar o blog de wicca do blog da Ju.
Atendendo assim o pedido de todos, para acabar com a zona.
E por falar em pedidos vou comecar a fazer e mandar tudo aquilo que eu lembrar que fiquei de mandar risos. O que eu nao lembrar por favor ... me avisem
Esta semana comeco a reaparecer no blog de vcs pra xeretar e dar meus palpitinhos, risos

Beijos a todos, muita inspiracao e luz no nosso caminho,
nos nossos coracoes, na nossa e na nossa vida.