terça-feira, março 17, 2009

Mabon o equinocio de outono

É chegou finalmente mais um Mabon e com ele o fim de mais um ano  vem se aproximando,mas surpresa!!!! Este ano eu não vou falar novamente sobre a comemoração neo pagã do equinocio de outono mas de sua celebração em outras crenças e lugares.

Então vamos lá o que será que o povo deste mundo enorme faz para celebrar o equinocio....

No Reino Unido este solsticio ficou marcado pela grande movimentação dos povos antigos como os Celtas, os romanos e saxões em lugares como Stonehenge e outros templos de pedras que ao se alinharem se tornavam propicios a uma series de rituais cultuados por estes povos.

Na Irlanda nos equinocios de inverno e primavera era costume fazer enormes aglomerados de pilhas de pedras e coloca-las espalhadas nas colinas do norte de Dublin.Os nativos antigos acreditavam que em suas imediações em um lugar chamado Longhcrew havia uma passagem alem tumulo (para quem não sabe o que é isso eu explico, algumas crenças dizem que as almas esperam um certo dia do ano para fazerem a passagem por um portal para a terra dos mortos) na verdade é uma construção de pedra como um grande corredor onde estão desenhados simbolos astronomicos quando a luz do nascer do sol dos equinocio da primavera e outono entra por uma fenda ela ilumina estes desenhos e é ai que ativaria então o portal por onde as almas podem fazer a passagem. para explicar melhor eu coloquei um videozinho ai para voces caso eu não tenha conseguido fazer voces visualizarem a minha explicação as vezes uma imagem pode dizer mais que mil palavras, agora eu acho que é o caso.



Os japoneses tem uma celebração para o equinocio que dura 6 dias o Higan-e começando 3 dias antes do equinocio, os seis dias foram escolhidos por que são baseados nas 6 perfeições que precisavam alcançar para chegar ao Nirvana (paraiso).Os rituais inculem arrependimento de pecados do passado, orações para o alinhamento para a proxima vida, recordação dos mortos e visita aos tumulos da familia.

O equinocio é o momento em que o dia e a noite tem a mesma duração e se diz que, por isso, o ’samsara’ e o ‘nirvana’ ficam mais próximos. Assim, o ato de ‘cruzar para a outra margem’ (a margem da Iluminação) fica mais fácil.É o momento ideal para refletir o significado da vida.

Isto é feito através da prática das Seis Paramitas (Roku-do).
1. doação ou generosidade
2. preceitos ou moralidade
3. paciência ou tolerância
4. esforço ou persistência
5. concentração ou meditação
6. sabedoria
Também é um momento de mostrar gratidão pelos nossos ancestrais, as pessoas que são importantes para nós,e de lembrar das pessoas necessitadas.

Os Druidas , os antigos celtas realizam um ritual falso de sacrificio do espirito da vegetação o nosso querido homem verde, um festival que durava uma semana em nevada
Assista esse videozinho de neo-pagãos maluquinhos dançando no deserto para celebrar.



Para os astrologos o sol entra na constelação de libra no hemisferio norte e aries no hemisferio sul.

Segunda a Rosa Cruz os hebreus celebravam a sua saída do Egito no 14º mês lunar que é a primeira Lua cheia do ano religioso deles quando Sol esta no Signo de Áries.

Como sabemos a Páscoa é a festa que determina então todas as outras festas cristãs.
Então os cristãos decidiram que a Páscoa seria no domingo seguinte ao dia da celebração judaica, ou seja a Pascoa fica entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Para os neo pagãos  acredito que o feriado a pascoa foi mais um feirado onde a data foi trocada ou seja, a pascoa nao era realmente naquele dia (li um pouco sobre isso em livros bem antigos da Laurie Cabott e da Gerina Dunwich) na epoca em que a cristianização foi imposta, ou seja ou voce era cristão ou morria e como ja mostrei varias vezes aqui logo apos um feriado pagão haveria a comemoração de uma grande festa crista para substituir o antigo, ou seja colocariam grandes festas como a pascoa logo apos o Mabon e foi assim que muitos dos nossos simbolos como o coelho, dos ovos, e etc que são simbolos de nosso sabats ostara foram adotados.

Os Maias construiram a piramide Chicken Itza na qual colocaram diferentes triangulos de luz nos solsticios e equinocios, para datar difrntes épocas como o plantio,a colheita e outras datas religiosas, mas no equinocio de inverno os 7 triangulos de tornavam visiveis na piramide staircaise assista este especial do discovery channel



Os nativos americanos comemoram o equinocio com uma cerimonia do Sol no mes de Hutash (Setembro) onde se celebra a colheita com um ritual onde homenageam Kakunupmawa o deus sol pois acreditam que todos os humanos são seus filhos , as crianças de Kakunupmawa.

Este ritual tem grande importancia para a tribo pois a sua proximidade com o inverno mostram o elo entre morte e renascimento.

Sei que nao são todas as celebrações que tem por ai mas espero ter matado a curiosidade de alguem,


5 comentários:

Chellot disse...

Linda estava cheia de saudades de vc e de suas postagens. O outono é minha estação preferida. Gostaria de participar de outras comemorações do equinócio, muitas das quais vc demonstrou aqui. Pena que muita gente tenha a mente fechada e não consegue sentir o espírito livre. Feliz equinócio pra vc amiga e que os deuses a iluminem sempre.

PS.: os vídeos, verei outro dia, porque minha discada não permite.

Beijos doces de sol e de lua.

Anônimo disse...

Olá.Gostei muito do post.Saber nunca é demais não é mesmo? E partilhaste teu conhecimento de forma muito agradável...
Beijinhos

Leroy da Silva Showyourbubs Bodyshot disse...

que bocó, é CHICHEN ITZA, nao CHICKEN...

antes de faze um blog estude portugues

Vowco Merteuku Pohamano disse...

odiei essa porcaria eu faço um melhor de zóios fexados

Anônimo disse...

olha a ortografia!!!!