quarta-feira, julho 16, 2008

Tanabata Matsuri - O Festival das Estrelas


O festival das Estrelas comemorado pelos japoneses de chama Tanabata Matsuri tem origem em uma lenda japonesa. a princesa celestial Orihime era a filha de um poderoso deus um dia estava em seu seu tear quando viu passar um rapaz conduzindo um boi e os dois se apaixonaram.
O grande Deus consentiu que os dois jovens se casassem, eles ficaram tao felizes e apaixonado, que se esqueceram de suas obrigaçoes.
O grande Deus celestial ficou tao bravo que obrigou a eles viverem separados, um de cada lado da Via Láctea, entretanto, permitia que o casal se visse apenas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês, se cumprisse à ordem do pai, que era atender os pedidos vindos da Terra.
Aprincesa Orihime é representada pela estrela Vega, e o rapaz, a estrela Altair, que ficam em lados opostos da galáxia, que realmente só se encontram uma vez por ano.



Para simbolizar os pedidos feitos pela Terra sao colocadas arvores com bambus e os pedidos sao feitos em pedaços de papel colorido chamados tanzaku que representas as estrelas do ceu, neste dia em que se encontram eles vem buscar os pedidos que seram atendidos durante o ano.

Bem ai seguem 2 fotos que tirei no festival a primeira e da a decoraçao de tanabata e a segunda de tanzaku.

4 comentários:

Chellot disse...

Ju muito bom seu post. Eu não conheço praticamente nada da cultura japonesa e você é meu melhor meio de informação. As fotos estão muito bonitas.

Beijos em seu coração.

Chellot disse...

Ju muito bom seu post. Eu não conheço praticamente nada da cultura japonesa e você é meu melhor meio de informação. As fotos estão muito bonitas.

Beijos em seu coração.

João Paulo Parisio disse...

oi Ju, se vc quiser comprar a revista eu te passo meus dados bancários e depois que vc fizer o depósito te envio pelos correios. abraço

Claudinha ੴ disse...

Olá Ju! Que bom tê-la de volta e ainda com esta lenda! Eu até anotei o nome da princesa outro dia, para procurar saber depois (vi no Fantástico), mas você me tirou a dúvida!
Seja bem vinda!
Beijos!